7 jeitos práticos para criar ou retomar o hábito da leitura em 2026
Confira 7 jeitos super práticos de você colocar a leitura de livros na sua rotina, criando esse novo hábito de maneira leve e tranquila.
O hábito da leitura é mara, né? Muita gente já tem, mas sei que muitas outras pessoas só sonham em ter. Sempre rola aquele pensamento: “não tenho tempo, pqp!” ou “leio muito devagar, não vai rolar”, e até: “nem sei o que ler, tem tanto livro, será que vou gostar de algum?”
CALMA! A amiga aqui vai te dar uma mãozinha pra criar esse hábito incrível ou pra você voltar se já teve o costume. Separei 7 dicas facinhas pra você começar já, nesse início de 2026! Bora?
1. Escolha um horário específico
Não precisa ser uma hora gigaaaante, 5 minutinhos já valem super! O lance é ter CLAREZA de QUANDO você vai ler. Que tal dar uma pausa naquela sequência interminável de vídeos no TikTok e pegar o livro? Ou aproveitar a rapidinha no busão/metrô, ou até aquela ida no banheiro?
Trocar o que não tem te deixado tão contente por algo bacana, ou aproveitar momentinhos em que você está sozinha, é o primeiro passo pra se jogar de cabeça nos livros. Faz desses minutos o seu ritualzinho sagrado, tá?
2. Defina uma meta pequena
Amiga, ler 60 livros por ano é DEMAIS para a maioria! Sei lá, às vezes a gente nem acha tanto livro interessante ou o tempo simplesmente não rola. A sacada é quebrar a meta em "migalhas".
Em vez de "1 livro por mês", foca em 5 páginas por dia. Você vai ver como é muito mais fácil de manter e a motivação vai lá pra cima! Sua média de páginas vai subir naturalmente, conforme você vai se apegando na história.
3. Pense em gêneros que você gosta de verdade
Quando a gente decide começar, o que faz? Vai na onda do que tá bombando na livraria ou no TikTok. Mas, amiga, será que esse é o seu livro? Pode ser, pode não ser. Por que não tenta o que você JÁ AMA?
É simples assim: curte filme de terror? Pois, pega um livro desse gênero, a chance de você curtir é altíssima! Adora um romance de época? Procura um livro desse temão!
Depois você explora o mundo dos gêneros literários, mas pra começar, foca no que já te faz feliz. Faz sentido?
4. Prefira livros pequenos
Pensa comigo: vamos começar devagarinho, de boa. Aí você vai e pega um calhamaço de 1.000 páginas? Nem pensar!
Isso é um tiro no pé da motivação a longo prazo! Escolhe um livro rapidinho de 150, 200, no máximo 300 páginas. As histórias são mais leves, e a sensação de ter avançado horrores é maravilhosa!
5. Deixe o livro escolhido sempre por perto
Escolheu o primeiro parceirão de leitura? Faça dele seu melhor amigo! Saiu de casa? Bota na bolsa! Vai acordar e ler? Deixa ele na cabeceira.
Ter o livro ali, fácil, fácil faz a jogada de styling (do hábito) ser muito mais prática na correria do dia a dia.
6. Crie um ambiente acolhedor para leitura
Para mergulhar de vez na história, um ambiente aconchegante faz toda a diferença! Pensa no conforto: é sempre melhor sentar direitinho (não disse onde, zuera kkkk).
A luz tem que ser ótima pra não forçar a vista, hein? E o barulho? Se for em casa, acha aquele cantinho silencioso ou coloca um fone com música lo-fi. Isso te ajuda a dar um foco incrível na leitura!
7. Registre seu progresso
Registrar o progresso não é pra ser uma chatice, juro! A ideia é que depois você olhe pra trás e pense: "pqp! Que showzaço! Olha o quanto eu evoluí e li!" Dá pra anotar em planilha, no bloco de notas, até em um papo seu no WhatsApp com você mesma, viu? Tem apps especializados também, tipo o Skoob (que é uma super rede social de leitores!).
Agora que você tem as dicas maravilhosas, qual vai ser o primeiro livro? Qual foi seu show favorito da vida? (Ops, me empolguei!) Conta pra mim se você já lê ou se vai começar com esse hábito da leitura!
Obrigadinha por ler meu texto💕
Se você gostou e quer receber semanalmente um poema novo na sua caixa de entrada, inscreva-se no plano "Divônica" por R$ 1,00/mês (isso mesmo, 1 real por mês). Se você só quer se conectar um pouquinho mais comigo, inscreva-se no plano gratuito.
Beijinho e até o próximo texto! 😘