Diário da Giu #6: Meu nome e meu objetivo
Nesta edição eu te conto sobre a retificação do meu nome e um dos meus objetivos para 2026.
Na edição #6 do seu diário da sua trans favorita (ou não), eu trouxe para você: 1. uma dica rapidinha de moda, 2. meu nome civil, 3. vou lançar um livro e umas coisitas mais.
Dica de estilo não é lei
Eu estudei, eu sei, essas coisas de: "corpo retangular não usa isso", "quadril reto evita aquilo" são legais pra conhecimento, mas nosso corpo não é problema de matemática a ser resolvido.
E se a roupa "errada" for justamente a certa - pra você? E se você não tá quebrando regra, tá criando a sua?
Por que a gente aceita que existe jeito certo de vestir um corpo? Quem decide o certo? Sim, a gente decide o certo.
Dica de estilo não é sobre controlar, é sobre conhecer as possibilidades e escolher o que é melhor pra você. Faz sentido?
Meu nome civil
Só quero compartilhar aqui uma conquista minha. Meu nome civil. É oficial, agora para o Estado brasileiro eu sou a Giulia.
Aproveitei essa virada de ano pra botar isso em dia e retifiquei meu nome na Certidão de Nascimento - agora faltam todoooos os outros documentos, mas é isso. Sou Giulia do sexo feminino, tá no meu registro civil, assinado e reconhecido por lei.
Não foi muito difícil não. Tive que juntar um montão de documentos e ir presencialmente no cartório (além de gastar uns 400~500 reais, com a emissão de alguns desses documentos e a taxa da retificação).
Só uma explicaçãozinha: existe uma diferença entre nome social e nome civil.
O nome civil é o da certidão, o "oficial", enquanto o nome social é o da vida, o "da pessoa", que reflete quem ela é, sendo um direito fundamental para pessoas trans e travestis. Giulia, até então, era meu nome social. Uma vez que retifiquei minha Certidão de Nascimento, ele se tornou meu nome civil.
Interessante né?
Vou lançar um livro
Eu comentei em outra edição aqui do Diário da Giu que eu já sonhei em ser escritora. Agora, nessa vibe de ano novo e as metinhas que a gente ama definir e desistir depois, eu fiquei com o objetivo de lançar um livro de poesias na cabeça.
Pensei bastaaaantão sobre o assunto e decidi que sim, essa vai ser uma meta minha pra 2026: lançar meu 1º livro de poesias!
Já tem título, já tem 18 poemas prontos. Mas, tem um monte de pergunta sem resposta ainda:
- Vai ser físico ou digital, ou os dois? Sei lá;
- Vou autopublicar ou buscar uma editora? Ainda não sei;
- Já tenho uma ideia de quando vou lançar? TENHO! (mas vou contar em breve kkkk)
Ai, gente, é isso. Tô feliz com finalmente ter um sonho assim e estar indo atrás de realizar.
Inclusiveeees… Se você quer apoiar esse meu sonho, considera assinar o plano “Divônica” aqui no site! Custa só 1 real por mês e aí você vai receber 1 poema novo toda semana na sua caixa de entrada. Vale a pena vai?
🌎 E o que mais?
🖹 Uma amostra da minha poesia: O monstro que criei
📺 E por falar em sonho… Que tal desistir dos seus sonhos?
📺 O Verdadeiro Objetivo dos EUA na Venezuela
Beijinho e até daqui 15 dias! 😘